sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tunísia

Como prometido aqui fica um breve resumo da minha viagem à Tunísia que fiz à alguns anos atrás. Como gosto de coisas mais fora do vulgar optei por escolher uma viagem diferente... os percursos foram todos feitos em 4x4 e pelo deserto e montanhas... Éramos 8 pessoas sendo 6 espanholas. Parece que eu e o meu acompanhante fomos os únicos portugueses com coragem de fazer o percurso mais arrojado. Todas as restantes pessoas escolheram aquelas viagens normais de praia ou de conhecer as cidades.
No primeiro dia o tempo não estava mesmo nada bom... chuvinha chata...











Felizmente depois melhorou e lá seguimos nós nos jipes e o restante pessoal nos autocarros :)



Um dos almoços foi em casas feitas por dentro da montanha... muito engraçadas. A comida foi uma espécie de esparguete à bolognesa se bem que ainda hoje estou para descobrir que carne seria aquela... Depois seguimos para o deserto. A areia é tão fininha... espectáculo :) e vimos os dromedários... muito giros, ah, e mal cheirosos, lol




Confesso que para mim uma das melhores coisas foi a noite no deserto... Ficámos numa tenda a dormir que até ar condicionado tinha, lol. Isto é que é uma tenda :)

 

Estivemos onde foram gravadas cenas do star wars.. UAU... muito giro mesmo :)




Os mercados eram um espectáculo, tudo tinha que ser muito bem regateado. De início não gostaram muito da ideia de regatear com uma mulher mas depois lá se foram habituando e realmente é possível fazer grandes negócios. Ficámos sempre em hotéis 4 estrelas muito bons, com piscinas espectaculares e apesar de ser o final de Outubro tomaram-se alguns banhos :) Outro sítio que me fascinou foi o lago salgado. Aí comprei umas rosas do deserto e outras troquei por canetas... como tinha algumas, os locais ficaram fascinados e ofereceram-me rosas do deserto em troca.




Os oásis tanto de deserto como de montanha são um espectáculo. O meu maior medo era encontrar uns amiguinhos  tipo cobras ou escorpiões mas felizmente não houve visitas... com excepção de uma amostra de escorpião na noite da tenda no deserto, mas estava morto...
Fomos a uma noite tipicamente tunisina, muito gira, tirando a parte de chamarem turistas para "brincarem" com os tais amiguinhos... Ainda bem que ninguém me chamou :) A comida foi cus cus com dança do ventre para alegrar a noite. Foi muito giro mas no dia seguinte sofri algumas consequências... a minha barriga não gostou muito do cus cus, lol. Felizmente estava preparada pois já me tinham avisado para levar alguns medicamentos :)
Fizémos, também uma viagem de comboio pelas montanhas e vimos uma mesquita por fora... não se podia visitar pois fomos à hora das rezas...e terminámos com 3 dias num hotel na praia. Adorei a viagem apesar de ter ficado durida das dunas e do jipe mas valeu a pena já que nos últimos dias descansámos e recuperámos as forças :)


4 comentários:

  1. Ora, desde ja o meu muito obrigado por este post....nao sei porque tenho uma enorme empatia para conhecer a Europa, so a Europa, e nada mais que a Europa..XD...é uma burrice, um dia ha-de mudar...mas falam-me mt bem do norte de África, nomeadamente Marrocos e Egipto....mas Tunisia passou-me completamente ao lado até ao dia em que li aquele outro comentario...

    adorei ler este post...ADOREI MESMO....isso é que é espirito aventureiro, muito bem =D....
    aposto que foram momentos unicos....e gostei mt das fotos, estao espectaculares ;)....

    adorei a primeira foto (é alguma mesquita ou assim?), adorei a parte das casas dentro da montanha (eram humidas ou frias?), as tendas com ar condicionado =)....já agora, o deserto à noite era mt frio?


    sempre li que de dia o deserto é escaldante mas à noite atinge temperaturas negativas...

    fiquei fascinado, mesmo...é um pais, uma cultura que sempre me passou ao lado...ja agora, em que é que consiste esse prato, "cus cus"?? e também nao queria brincar com cobras e escorpioes XD

    obrigado pelos post Dawn, amei =)...força **

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste. Por acaso sempre quis conhecer o Egipto mas a Tunisia nunca me tinha chamado a atenção até ver com mais atenção um panfleto de viagens. Aconselho vivamente esta viagem mas com o circuito do deserto :)

    A primeira foto é de um antigo coliseu tunisino muito interessante :)As casas dentro das montanhas eram espectaculares e por incrivel que pareça nada húmidas. À hora que as visitámos (entre as 13:00 e as 16:00) eram bem fresquinhas comparadas com o calor que fazia cá fora. O que os habitantes diziam é que de verão eram frescas e de invernos quentes :)

    Por acaso também pensei que à noite fosse ter muito frio... mas enganei-me. Mesmo na noite que passámos na tenda não esteve frio sempre uma temperatura amena, tanto que nessa noite até se podia estar na piscina :)

    O cus cus mal comparado é o nosso cozido à portuguesa. Leva muitos vegetais e depois a massa de cus cus que cá também se vende. É uma massa muito fininha, parece quase grãos de areia :) E depois é acompanhado com carnes... de quê é que não sei, lol!

    ResponderEliminar
  3. hunmm, mt obrigado pelas respostas =D

    essa das casas na montanha é que me partiu todo XD....quanto ao cus cus, acho que nao ia gostar, até pk nem cozido à portuguesa aprecio, quanto mais essas carnes de sabe-se la o que XD


    epa, post Super interessant...de 0 a 10, tens 15 =D

    fica bem **

    ResponderEliminar
  4. Já agora, nao me lembro se ja o referi ou nao, mas se nao referi ficam aqui destinos que quero muito visitar: Escocia, Londres, Berna (quero mt visitar berna), e acho que ia gostar de conhecer a Itália, tipo Roma e Veneza =DD

    ResponderEliminar