domingo, 17 de janeiro de 2010

Estirpe

Finalmente acabei de ler um dos novos livros da minha biblioteca: Estirpe de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan. Este livro é o primeiro de três sobre um assunto que andou muito em voga no ano que passou... Vampiros. Pois é, de início quando vi o livro pensei, bem... mais um... isto agora é só vampiros! Mas confesso que a razão principal para querer o livro em causa deveu-se ao Del Toro pois como aprecio os filmes tive curiosidade de ver se gostaria da leitura.




O livro tem 550 páginas e para mim o melhor são o início e o fim. Resumindo um pouco a história, tudo tem o seu começo com a chegada de um avião ao aeroporto JFK. Depois da aterragem a torre de controlo não consegue comunicar com o avião e chegam à conclusão que algo se passa pois o avião encontra-se imóvel, sem qualquer sinal de vida... É chamado ao aeroporto o Centro de Controlo de Doenças e entra o que é a meu ver a personagem principal da história, o Dr. Ephraim Goodweather. Rapidamente se chega à conclusão que se trata de um vírus apesar de não conseguirem descobrir a sua origem.

Trata-se de um vírus realmente mortífero e que escala a uma velocidade aterradora. Um vírus que faz com que as pessoas se transformem... Lá estão os nossos amigos vampiros a entrar na história. Como é óbvio o CDC tenta encontrar outra explicação para o que se passa sendo o único que acredita na história de Setrakian (um senhor idoso que o CDC julga ter perdido o juízo) o Dr. Ephraim que com a sua companheira de trabalho e mais tarde um exterminador de pragas começam na maior caçada aos vampiros já vista... ou melhor já lida :)

O início do livro é simplesmente brutal. Fez-me sentir mesmo em suspense enquanto lia as primeiras páginas que conseguem ser muito sombrias e arrepiantes. Do melhor mesmo. Confesso que no meio do livro o meu interesse diminuiu um pouco pois pensei que poderia ter havido um pouco mais de originalidade na criação dos vampiros. Fez-me muito lembrar os vampiros do Blade II... Contudo, o livro tem muita acção e apesar de ter ficado um bocadinho desiludida, rapidamente o entusiasmo voltou pois achei que devia haver algo mais. E não me enganei. O final do primeiro livro é também muito bom e deixa em aberto o que realmente serão os vampiros... Mais não posso mesmo dizer... senão depois perde o interesse :)

Para os curiosos aqui fica o site da trilogia que contém inclusivamente dois "trailers" do livro. Foi a primeira vez que vi "trailers" de um livro :) 

Resta-me esperar pelo segundo para poder continuar a saga. Enquanto esse não chega irei dedicar-me agora ao Símbolo Perdido de Dan Brown :)

1 comentário:

  1. Ola Dawn.....

    Que inveja....ultimamente so tenho lido calhamaços de Algebra e afins....damn

    O livro pareceu-me interessante, mesmo apesar de nao ser o estilo de livro que mais aprecio...

    e detesto quando perco o interesse a meio do livro, normalmente quando isso acontece "atiro-o" para o lado e dificilmente volto a pegar :$ xD

    bem, fiquei impressionadissimo com o facto do livro ter trailer, nunca tinha ouvido falar também, e por momentos pensei: Trailer? ela enganou-se...afinal isto é um livro ou um filme? XD

    mas afinal eu é que estava enganado, como de costume....até que a ideia está original :D
    as coisas que eu aprendo aqui :D

    beijinho, bos leituras ;) **

    ResponderEliminar