terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Saga Luz e Escuridão - New Moon

Pois é, finalmente já saiu o segundo filme baseado nos livros de Stephenie Meyer e ontem à noite fui ver. Confesso que ia com algum receio uma vez que tinha adorado o primeiro filme, mas achei que seria cada vez mais dificil transpor para o ecrã os livros seguintes. No geral, posso dizer que gostei bastante do filme. Penso que a adaptação do livro está bem conseguida tendo alguns pormenores muito bons tais como a passagem dos meses após a ausência de Edward que a meu ver seria das coisas mais dificeis de fazer no filme e foi muito bem conseguido.




A nível cinematográfico para além da cena que referi anteriormente adorei a cena em que Edward é atacado pelos Volturi quando eles manifestam a sua vontade de experimentar os seus poderes em Bella. Fantástica!!

Em relação ao livro, e ao contrário de muitas pessoas, Lua Nova foi o que mais tempo demorei a ler e o que menos gostei da Saga Luz e Escuridão. De início, quando comecei a ler, não consegui compreender a atitude de Edward ao "abandonar" Bella e isso revoltou-me um pouco tendo em conta o amor deles. Contudo, depois com a continuação da leitura consegui colocar-me na "pele dele" e compreendi o porquê da partida e o sofrimento pelo que deve ter passado. Os sentimentos relatados no livro, e alguns muito bem passados para o respectivo filme, sempre foi o que mais me cativou. Sou fã do amor de Edward e Bella e em especial dos sentimentos que eles manifestam e de como os manifestam. Algumas frases ou olhares no caso do filme são de uma profundidade que me tocaram bastante.

É claro que sou uma romântica incurável por isso seria de estranhar se não tivesse gostado dos livros e respectivos filmes (até agora). Mas já li muitos romances e nenhum me cativou tanto como estes. Se bem que considero os livros algo mais que somente romances. Mostram não a vida em cor de rosa, mas também as dificuldades que muitas vezes nos surgem e as dificuldades em ultrapassar as mesmas. As personagens estão muito bem construídas nos livros e a respectiva escolha de actores para o ecrã foi na minha opinião excelente.

Este segundo livro / filme fala-nos muito sobre o sofrimento das personagens devido à separação e dá um maior destaque à personagem de Jacob, muito bem interpretada no ecrã. Introduz-nos na história os lobisomens que no filme achei muito bem "construídos" e os Volturi que terão uma maior importância nos livros seguintes. Apesar de existirem partes do livro que me fizeram falta ver no filme, no geral considero que está bem adaptado e que o objectivo de passar o essencial do livro foi conseguido. Não adianto muito mais para não estragar a leitura ou o filme a quem ainda não viu. Mas claro que aconselho vivamente!!!!

3 comentários:

  1. viva =))
    peço desculpa por andar ausente...

    eiixx, ora ca vamos falar novamente desta saga...na minha opiniao, continua a ser um filme dirigido ao publico feminino....:P

    nao me levem a mal...a minha mae ja foi ver ao cinema, eu preferi nao ir porque ia gastar dinheiro em vao, ia ser uma seca daquelas para mim.....

    que saudades de um Van Helsing mais actualizado ='))

    mas nao desprezo quem gosta, até pk os meus gostos, ui ui XD...sao mt estrambolicos na verdade....

    o post esta muito bem descrito na minha opiniao, a minha mae diz que nao gostou do final do filme, estava a espera de mais kkr coisa....

    continuaçao de bons posts, leituras e cinemas **

    ResponderEliminar
  2. Hum... A tua mãe leu os livros? É que penso que quem leu os livros sai do cinema com uma visão diferente das coisas :) Apesar de também não ter achado o final nada de especial (prefiro o do livro) acho que o argumentista baseou-se num ponto muito importante que vai ter seguimento pelo menos no próximo filme, Eclipse (já que ainda não há confirmação do quarto filme). Como tal percebo onde ele queria chegar com o final que deu ao filme.
    Se a tua mãe não tiver lido os livros e gostar de ler aconselho-a a fazer. Vai ver que vai gostar :)

    Já agora acrescento que estou quase a terminar o livro estirpe (que farei posteriormente a crítica) e que apesar de ser sobre vampiros... neste livro eles são tudo menos bonzinhos, bonitinhos, amorosos... lol. São mesmo mauzões :)

    ResponderEliminar
  3. Viva...a minha mae nao leu os livros, mas também ela mal tem tempo pa dormir, por isso nao se dedica muito a leitura, anda sempre muito atarefada.....mas obrigado pelo feedback :D

    estou ansioso por essa critira desse estirpe....parece-me que vou adorar...

    agora nas ferias do natal queria ler alguma coisa sobre Sherlock Holmes...alguma sugestao??

    ***

    ResponderEliminar