sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Avatar

Pois é... logo na estreia lá estava eu para ver o Avatar. Muitas expectativas por tudo o que se falou sobre o filme e claro sempre o receio de ir apanhar uma seca de 3 horas...


Mas... assim de início posso dizer que o filme correspondeu às minhas expectativas e muito mais. No entanto, esta crítica será mais pessoal pois é de acordo com a minha interpretação do filme. Poderão haver pessoas que vão discordar da mesma pelo facto que eu sai do cinema com a ideia que James Cameron nos tinha querido passar algo mais do que um excelente filme em 3D... também uma mensagem.


A história passa-se em Pandora onde é descoberto um mineral de alto valor que os Humanos querem obter de modo a poder vendê-lo e obter lucros fabulosos. Sam Worthington interpreta Jake Sully um antigo marine com uma lesão que o colocou numa cadeira de rodas. Na participação desta aventura em Pandora ele vê a possibilidade de ganhar dinheiro para poder voltar a andar. O papel de Jake será através do seu avatar infiltrar-se entre o povo dos Na'vi e ganhar a sua confiança transmitindo todas as informações que poder reunir ao Coronel Quaritch. 




Os Na'vi são um povo muito ligado à natureza que tem um tom azul sendo esbeltos e altos. A meu ver as suas faces e movimentos foram inspirados numa pantera pois em tudo se parecem com o animal em causa. Felinos e graciosos.


Ao conhecer o povo Na'vi, Jake começa a sentir-se cada vez mais parte da tribo acabando por perceber quem realmente é com a ajuda de Neytiri, Zoe Saldana. Não posso adiantar muito mais do enredo para não estragar as emoções que se sentem ao longo do filme :)





A meu ver James Cameron quis transmitir a ideia de que a raça humana é realmente capaz de passar por cima de tudo e de todos para conseguir aquilo que deseja especialmente se for um bem material. Nem que isso implique destruir um sítio belo, cheio de natureza e animais e até alguma população. Para mim, Pandora é a Terra que continuamos a destruir todos os dias um pouco mais especialmente se for para se conseguir lucros. Posso estar enganada e não ser esta a mensagem que Cameron queria transmitir mas que sai da sala de cinema com essa sensação é um facto!


Resta-me acrescentar que a fotografia do filme é das mais belas que já vi, as imagens são lindas e fazem-nos esquecer que estamos numa sala com 200 ou 300 pessoas a assistir a um filme. Somos automaticamente transportados para Pandora e vivemos as emoções com os Na'vi e alguns humanos (falo por mim...)




As interpretações estão excelentes e apesar do filme ser feito em CGI deve dar-se o devido crédito aos actores pois sem eles o filme não seria o sucesso que seguramente irá ser. O facto de ter sido gravado em 3D tornou o filme ainda mais espectacular fazendo com que alguns pormenores como a cinza, o fogo, as plantas, os animais, nos dê vontade de estender a mão para ver se são reais.


Aconselho vivamente o filme pois penso que será uma experiência única e o filme é simplesmente Amazing :)







1 comentário:

  1. hello....

    eu nao vi o filme (ainda), mas já vi o trailler, e fiquei exactamente com a ideia que a mensagem do filme era essa....a raça humana nao olha a meios para atingir os fins (bandidossss...eraa matá-los XD ahahaha....nao ligues, sou assim)...

    quanto aos efeitos especiais e a renderizaçao 3D, nao posso falar (ainda) :P....mas acredito que esteja qualquer coisa de fantatico...

    gostei mt do post =D

    cumprimentos...

    PS (ali o pormenor das salas com 300 pessoas...fogo, qd eu vou estao sp no maximo 15 pessoas XDD...mas tb nunca vou no dia da estreia para eviar confusao :P)

    hehe

    ResponderEliminar