segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Crepúsculo - filme e livro

Confesso que nunca prestei muita atenção ao frenesim que rodeou o filme Twilight, Crepúsculo, e como tal a sua estreia passou-me completamente ao lado. Ao longo dos meses as poucas pessoas do meu círculo de amizades que tinham visto o filme, digamos que não tinham achado propriamente um bom filme pelo que continuei sem lhe dar importância. Somente no início do mês de Agosto, e numa altura em que precisava de ocupar a minha mente, ao vasculhar os filmes que tinha cá por casa me deparei novamente com Crepúsculo e pensei "porque não? Vejamos se será assim tão mau..."

E prontos... 2 horas depois pensei... "OK, nunca mais vou ouvir as opiniões dos meus amigos sobre cinema, LOL". Fiquei fascinada com a história, com o elenco a fotografia a música... enfim, com tudo. À muito tempo que um filme, especialmente um romance, não me impolgava e surpreendia desta maneira.
Seguiram-se as pesquisas na net e li um pouco mais sobre a saga Luz e Escuridão no site de Stephenie Meyer deixando-me muito curiosa sobre a leitura da saga em causa. Como adoro ler resolvi comprar o primeiro livro e ver se também me iria surpreender como o filme.


Li o Crepúsculo ao todo em 7 dias, uma a duas horas por dia, e mais uma vez as minhas expectativas foram largamente ultrapassadas. A primeira conclusão que tirei foi que era a mais pura história de amor que tinha lido... A leitura foi tão fácil, tão agradável, tão emocionante que por vezes me esquecia do que me rodeava e parecia estar dentro do livro a viver uma aventura com aquelas personagens. As descrições que a autora nos faz e a vivacidade das personagens é excepcional. Todos os pormenores são importantes e fazem-nos querer sempre mais e mais...
É claro que tenho de confessar que sou fã de histórias de vampiros e que gosto do sobrenatural, contudo nunca pensei que uma história de amor entre um vampiro e uma humana me emocionasse e fascinasse tanto.


Como é óbvio Bella e Edward são centrais na história mas todos os restantes personagens são, na minha opinião, muito importantes pois sem eles nada seria o mesmo. Adorei a personagem de Alice e ao longo da leitura desenvolvi um carinho especial por Charlie.

Em relação a Bella para mim trata-se de uma rapariga completamente perdida numa cidade que em nada a faz feliz sem o sol que tanto gosta mas que possui uma personalidade forte e corajosa que esconde sob a sua capa de timidez e o facto de ser desastrada. Edward, é um vampiro com um poder especial que à muito tinha desistido do amor e que consegue controlar os seus maiores medos e desafios quando inesperadamente esse mesmo amor surge.
Ela que pensa que é insignificante e desinteressante e que não percebe o que de atractivo ele pode ver nela. Ele que se considera um monstro e que nunca deixou ninguém aproximar-se o suficiente para o conhecer como realmente é, até que a conhece. Quando estas duas personagens tão poderosas se cruzam é como uma explosão.

O final do filme e do livro é a meu ver perfeito deixando-nos com muita água na boca para o que virá a seguir.


No final da leitura pesquisei mais um pouco, desta vez sobre "Lua Nova", vi o trailer , li algumas opiniões e pensei... "ou espero pelo filme e só depois continuo a ler a saga, ou leio já tudo antes de ver o próximo filme". A minha curiosidade falou mais alto e eis que passados dois dias de ler Crepúsculo já tinha Lua Nova nas minhas mãos. Mas este fica para um próximo post :)

5 comentários:

  1. Epa, eu tenho de ser sincero...nao quero ca entrar em estereótipos sexistas, mas eu acho que o crepúsculo foi um filme feito para mulheres =O...porque todas as mulheres ficam encantadas com isso e os homens nao acham piada nenhuma...lembro-me muito bem que ca em casa alugamos o filme, e a minha mae viu primeiro que eu, perguntei o que ela achou e diz-me ela, com os olhinhos a brilhar: AIII, TENS QUE VER O FILME, É TAOOOO LINDOOO O.O....e eu pensei: UAU, DEVE SER FANTASTICO...ORA VAMOS CA VER ISTO..."2 horas depois" fiquei a pensar algo do genero: tipo, que piada é q isto tem?? eu a pensar que me ia deliciar com um filme de vampiros (adoro vampiros)....oh, mais valia ter visto o Van Helsing pela 13ª vez....

    depois andei a abordar inumeros amigos e amigas, e cheguei a conclusao que so as mulheres é q gostam desse filme...tipo, podem chamar-me frio, sem sentimentos, o que quiserem...mas a mim o filme provocou apenas indiferença....

    Minha opiniao aqui expressa (e julgo que acabei de perder pontos na consideraçao das mulheres q lerem isto XD).....***

    ResponderEliminar
  2. ja agora, eu reparo muito em pormenores...e a expressao "as poucas pessoas do meu círculo de amizades " é um pouco preocupante...se bem que mais vale poucos e bons =D

    **

    ResponderEliminar
  3. Penso que provavelmente o filme será, realmente, mais apreciado por mulheres, aliás a nossa veia româtica não poderia deixar passar um filme destes ao lado :)

    Poucos amigos meus do sexo masculino viram o filme e gostaram mas compreendo o porquê :) demasiado romance... pode ser que nos próximos filmes, que já têm mais acção, algumas opiniões possam mudar, ou não :)

    Mas também sou fã de Van Helsing que considero um dos melhores filmes, feitos até hoje, dentro do género. Boa escolha :)

    ResponderEliminar
  4. Viva...tenho andado ausente da internet...procurar casa pa universidade, etc..obrigado pelo comentario no meu blog =D

    pois, a veia romantica dos homens tem um calibre bem menor q a vossa....
    Ja agr, conhece mais filmes do genero do Van Helsing?

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos comentários :)

    Filmes do género de Van Helsing? Nenhum tão bom certamente, uma vez que considero o melhor do género, mas talvez o underworld, gostei especialmente dos 2 primeiros se bem que o terceiro também não é mau.

    Blade é um filme porreiro se bem que prefiro, também, os dois primeiros :) E a meu ver vale bastante pela interpretação de Wesley Snipes :)

    ResponderEliminar